Inaugurado em 2009, no local onde funcionou uma antiga usina de asfalto, o Parque Municipal Ambientalista Severino Montenegro é o primeiro grande parque urbano da cidade. Numa área com aproximadamente 4 hectares, repleta de árvores e plantas ornamentais, destacam-se a Sementeira Municipal Chico Mendes, o Memorial do Asfalto (contando um breve histórico da usina, maquinário e equipamentos que produziam o asfalto) e um Jardim Sensorial, onde deficientes visuais podem dirigir-se através do toque e cheiro das plantas ali expostas. O projeto arquitetônico priorizou o uso da água próximo aos visitantes para amenizar o clima semiárido da região, e inclui um lago com cascata, ponte em arco, riacho de pedra, Jardim das Esculturas de Sucata, anfiteatro, banheiros e estacionamento.
Endereço:
Av. José Rodrigues de Jesus, S/N - Indianópolis
Visitação:
terça-feira a domingo, 8h às 18h
Situado no Bairro Luiz Gonzaga e inaugurado em 2011, o Parque das Baraúnas foi construído com enorme cuidado com a questão ambiental. O parque recebe o nome de uma espécie de árvore típica do nordeste e com porte médio. Os caminhos principais foram aproveitados de antigas rotas das formigas saúvas e foram usados materiais recicláveis, como pneus, garrafas PET e troncos de árvores mortas. Com uma área de 8.500 m² de mata nativa, passear no Parque das Baraúnas é um ótimo programa em família, também para observação da variedade de plantas e animais em ambiente natural, principalmente pássaros. Dentre os equipamentos para o uso dos visitantes estão pista de corrida, quadra poliesportiva, quadra de vôlei de areia, redário natural (para amarrar redes nas árvores ou praticar slackline), playground, anfiteatro, pista de bicicross, lago natural e a estátua em granito do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que dá nome ao bairro onde ele se encontra.
Endereço:
Av. Asa Branca - Luiz Gonzaga
Visitação:
terça-feira a domingo, 8h às 18h
Localizado no bairro das Rendeiras, esse parque foi inaugurado em 2012 ocupando uma área de 13.400 m². Dentre os equipamentos públicos do Parque das Rendeiras, destaca-se o playground, quadra de areia, equipamentos para ginástica, pista de corrida com 500 metros, espaço para a prática de capoeira, lago e jardim aristotélico (espaço baseado no método de ensino de Aristóteles, que ministrava aulas ao ar livre). O parque possui ainda miniauditório (com capacidade para 50 pessoas), bateria de banheiros, estacionamento e guarita
Endereço:
Rua Major João Coelho - Rendeiras
Visitação:
terça-feira a domingo, 8h às 18h
Localizado às margens do rio Ipojuca, o Parque São Francisco foi inaugurado em 2015 e tem uma área de aproximadamente 16.000 m². Ele é considerado o jardim botânico de Caruaru, por conta da presença de uma variada coleção de plantas e árvores, frutíferas e nativas, com destaque para o jenipapo (Genipa americana), típico da Mata Atlântica, e o magnífico tambor ou orelha-de-negro (Enterolobiumcontortisiliquum), mais alta árvore e símbolo do Parque. Impressiona também a bela paisagem do rio Ipojuca, com margem florestada, ambiente calmo e com brisa agradável, boa para refrescar os visitantes.
O parque dispõe de pistas de corrida, playground, equipamentos para ginástica, lago e curiosos bancos naturais de algarobas (Prosopis Juliflora), árvores que foram tombadas pelas cheias do rio. Vale observar o mosaico na calçada do parque que retrata a bacia do rio Ipojuca, indicando os principais municípios cortados pelo rio, dentre eles Arcoverde, Poção, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Caetano, Caruaru, Bezerros, Gravatá, Chã Grande, Pombos, Primavera, Escada e Ipojuca.
Endereço:
Rua Sizenando Leite - São Francisco
Visitação:
terça-feira a domingo das 8h às 18h