A Estação Ferroviária de Caruaru, inaugurada em 1895, foi construída pela Great Western do Brasil e encurtou os 136 km que separavam Caruaru de Recife, capital do estado. Ao longo do século 20, seus trilhos transportaram matéria-prima, mercadorias e pessoas. A linha férrea foi desativada no ano 2000, último ano de operação do “Trem do Forró”, atração turística que trazia no mês de junho forrozeiros para brincar o São João na cidade.

   Desde 2010, o equipamento está integrado ao patrimônio ferroviário nacional como bem acautelado sob cuidados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

   Em 2020, a Prefeitura de Caruaru iniciou as obras de requalificação do pátio ferroviário para transformar o lugar em um museu a céu aberto. As intervenções incluem serviços de manutenção das fachadas dos prédios históricos, implementação de novo projeto paisagístico em harmonia com as construções originais, adaptação dos ambientes segundo normas de acessibilidade e consolidação do espaço para atividades culturais, turísticas e recreativas.

Funcionamento:

diariamente, 15h às 21h.