Aeroclube de Caruaru
O Aeroclube de Caruaru foi fundado em 25 de janeiro de 1944. Assim que foi dado início às atividades do Aeroclube, o equipamento nesse período passou a receber voos particulares e também a oferecer curso de pilotagem. Na década de 1950, Caruaru recebeu seu primeiro voo comercial da história, que contou com a presença de diversas autoridades da época. A REAL Transportes Aéreos era a responsável por essa conquista inédita na cidade. Em 1999, o Governo do Estado fez uma grande reforma no equipamento, ampliando a pista, que passou de 1.200 metros para 1.800. No ano de 2002, uma outra reforma foi realizada também pelo Estado. Em 2006, o Governo de Estado reconstruiu todo o pátio de aeronaves, as taxiways e toda a pista de pousos e decolagens. Ainda em 2006, a BRA Transportes aéreos incluía Caruaru em sua malha aérea, com os trechos São Paulo (GRU) - Aracaju (AJU) - Caruaru (CAU) e o trecho Caruaru (CAU) - Recife (REC) - São Paulo (GRU), que operou regularmente com 3 frequências semanais até o ano de 2007, ano em que a empresa encerrou suas atividades no Brasil.
No dia 25 de janeiro de 2019, foi realizado um evento alusivo aos 75 anos de fundação do Aeroclube de Caruaru. O objetivo deste evento foi a instalação da pedra fundamental do Museu do Aeroclube de Caruaru Comandante Jaime de Souza.
Esse Museu visa preservar registros importantes da trajetória dos pioneiros da aviação caruaruense e da importante entidade, além da preservação da memória dos feitos e de equipamentos aeronáuticos, o espaço integra um grande acervo cultural que tem curadoria assinada pelo historiador Walmiré Dimeron.
Sobre o homenageado Comandante Jaime Souza (Jaime do Avião)
O comandante Jaime faleceu em 2015, aos 87 anos de idade, em consequência de um AVC (Acidente vascular cerebral). Ele esteve à frente do aeroclube como instrutor de voo e membro da diretoria por mais de 50 anos. Popularmente conhecido como Jaime do Avião, ele assumiu o comando do lugar durante períodos de grandes dificuldades administrativas e financeiras. Lutou para conseguir doações de aeronaves para a formação de pilotos e também chegou a se tornar checador de voos pelo DAC (Departamento de Aviação Civil Brasileira).
O Aeroclube funciona na área do Aeroporto Oscar Laranjeiras, na Vila do Cajá (bairro Kennedy).