O Alto do Moura é um bairro de Caruaru que fica a 7 km do centro da cidade. Lá, começou a saga dos artesãos de Caruaru, que tem como principal ícone o Mestre Vitalino. Hoje, o local representa um dos mais significativos centros de artes figurativas das Américas. Quem visita o Alto do Moura pode conhecer a Casa Museu Mestre Vitalino, o Memorial Mestre Galdino, o Memorial Manuel Eudócio e outros ateliês de mestres ceramistas em plena atividade, já que a região está repleta deles.

   O bairro conta com diversas opções de pousadas charmosas e aconchegantes, além de bares e restaurantes que oferecem pratos típicos da culinária regional. Durante o período junino, funciona no Alto do Moura um polo descentralizado do São João da cidade com shows de cantores e bandas de forró, trios pé-de-serra, barracas de bebidas e quiosques de comidas típicas.

   O bairro também é sede de uma área pastoral diocesana criada em 2008 e possui as igrejas de São José, de São Sebastião (padroeiro da comunidade) e de São Francisco.

   O Alto do Moura ainda abriga o projeto sustentável do Coletivo Mulheres de Argila, que desde 2011 trabalha com as sobras do tecido jeans (chamadas ourelas), num compromisso com a promoção e identidade cultural do local, conciliando em suas peças duas importantes atividades econômicas do local: o artesanato em barro e a confecção em jeans.

Funcionamento:

diariamente, 8h às 18h.

   Localizada no Alto do Moura, a Casa da Mulher Artesã foi reestruturada e aberta ao público no dia 5 de março de 2024. O local passa a ser mais um centro cultural da cidade, que recebe ações de cunho cultural e artístico, como mostras culturais, exposições, cursos e oficinas.

Horário de funcionamento:

todos os dias da semana, das 8h às 17h e aberta ao público.