O Monte Bom Jesus é um elemento emblemático da paisagem urbana de Caruaru. Com vegetação e relevo singulares, ele possui um forte teor simbólico e afetivo e é fonte de inspiração para poetas e cantadores locais, povoando o imaginário em histórias saudosas de boa parte da população.

   Localizado no centro do município de Caruaru, o Monte Bom Jesus é contornado por quatro bairros: Nossa Senhora das Dores (Centro), Centenário, São Francisco e Divinópolis, mas, de lá, somos presenteados com uma vista de 360º de toda a cidade, já que ele o ponto urbano mais alto do município. Do alto dos seus 630m de altitude, ele se impõe em relação à cota média da cidade de 545m.

   A construção mais antiga do monte é a Capela do Bom Jesus, construída em 1902 e, ladeando a capela, é possível encontrar o Cruzeiro do Vigarinho. O acesso ao monte pode ser feito de carro ou através de uma escadaria que possui 365 degraus e 12 patamares representando a Via Crucis (via sacra). O Monte Bom Jesus possui também centro de atendimento ao turista, mirantes, parque infantil, anfiteatro, estacionamento, oito boxes de alimentação e quadra poliesportiva.

Funcionamento:

de terça-feira a domingo, 8h às 20h.