O São João de Caruaru conta com mais de 1000 atrações artísticas 2,5 mil atividades comerciais e recebe em torno de 3,2 milhões de turistas todos os anos. Caruaru valoriza os artistas locais, sendo 73% artistas de Caruaru girando mais de 500 milhões na economia, gerando mais de 7 mil empregos formais na cidade e impactando mais de 13 mil empregos indiretamente.

A aprovação do maior e melhor São João do mundo entre turistas e excursionistas é de 98% que lotam os leitos de hotéis locais.

Com relação a segurança, só no São João de 2022, em relação a 2019, última edição antes da pandemia dó Coronavírus, teve um aumento de 30% de eficiência na integração de órgãos e secretarias e com aumento também de 14,5% em câmeras de videomonitoramento.

Todas as secretarias da Prefeitura Municipal de Caruaru trabalham de forma integrada no São João. Dentre elas, a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) trabalha diretamente com campanhas de conscientização e acolhe mulheres e crianças durante o mês da festividade.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) disponibiliza o camarote da acessibilidade para que pessoas com deficiência possam curtir da melhor forma o São João.